Curiosidades

Você sabe como identificar uma pessoa narcisista? Veja 5 sinais

Ei, você aí! Já se perguntou se aquela pessoa que você conhece é narcisista? Bom, você não está sozinho.

Identificar uma pessoa narcisista pode ser um desafio e tanto, pois alguns podem conseguir disfarçar suas intenções narcisistas. Mas, relaxa, eu estou aqui para te ajudar a desvendar esse mistério, com esses 5 sinais simples.

O que é uma pessoa narcisista?

Uma pessoa narcisista é aquela que possui um transtorno de personalidade narcisista (TPN), caracterizado por um padrão de inveja, arrogância, necessidade de admiração e falta de empatia, em que manipula, explora e se aproveita dos outros para se sentir superior.

Como identificar uma pessoa narcisista?

O comportamento narcisista pode ser se manifestar em amizades, relacionamentos ou no trabalho. Geralmente a pessoa tem esse transtorno tende a ter esses comportamentos de forma muito intensa, veja quais;

1. Se acha superior a todos

Uma pessoa narcisista é apaixonada por si mesma, mas isso nem é errado, a diferença esta no nível. O narcisista se acha a última bolacha do pacote e acredita que merece toda a atenção e admiração de todos ao seu redor, se achando superior.

Veja:  4 mistérios da ciência que seguem inexplicáveis!

2. Falta de empatia

Um narcisista simplesmente não se importam com os sentimentos dos outros. O narcisista tem dificuldade de se colocar no lugar dos outros e entender as dores alheias. Não mostra nenhum tipo de comoção com a tristeza ou dor dos outros.

3. Adora ser o centro das atenções

Os narcisistas têm um forte complexo de superioridade, sempre puxando a conversa para si mesma, falando sobre suas conquistas (mesmo invetadas). Adoram ser o centro das atenções o tempo todo, desesperados por atenção.

4. Alérgicos a críticas

Uma pessoa narcisista é alérgica a críticas. Se você ousar questionar, prepare-se para um furacão de ofensas, manipulações e chantagens emocionais. O narcisista se vitimiza em tudo, te culpa por tudo e te faz sentir o vilão da história.

5. Exploração Interpessoal

Os narcisistas tendem a usar as pessoas para obter seus objetivos, sem se importar com seus sentimentos. Recorrendo a atos de manipulação, iludir, explorar e se aproveitam dos outros para se sentirem superiores ou obter vantagem.

Veja:  De Câncer a Virgem: 4 signos do Zodíaco que são muito sensíveis

Como lidar com uma pessoa narcisista?

Agora que já sabemos como identificar um narcisista, é hora de sabermos como lidar com esse tipo de pessoa. Nem todo narcisista é igual, alguns são mais sutis, outros mais intensos, seja no relacionamento, amizade ou no trabalho.

Se você convive com uma pessoa narcisista, lembre-se: você não é o problema aqui! Sempre estabeleça limites claros, se afaste da pessoa, não se deixe manipular, proteja sua saúde emocional e, se necessário, busque apoio profissional.

Ele é co-fundador do nosso site e um verdadeiro visionário em tecnologia e marketing digital. Com formação em jornalismo há 4 anos, ele combina sua paixão por comunicação com vasta experiência em escrita de blogs para compartilhar dicas práticas do dia a…