Tecnologia

Quais as vantagens e desvantagens dos notívagos? Entenda!

Pessoas noturnas sofrem, mas também tem suas vantagens.

Por que certas pessoas funcionam melhor à noite? Essas pessoas são os chamados notívagos. Eles têm uma propensão natural para atividades no período noturno, quando muitos de nós estamos terminando o dia. Ser notívago vai além de simplesmente ficar acordado até tarde; é um ritmo biológico que diferencia o horário de pico de energia e criatividade dessas pessoas do padrão diurno mais comum.

Benefícios de ser notívago

Para muitos esse hábito noturno é impensável. Entretanto, para quem possui esse tipo de ritmo biológico, existem alguns benefícios:

1. Criatividade aumentada

Alguns estudos sugerem que pessoas notívagas podem experimentar picos de criatividade à noite. A quietude e a falta de interrupções típicas do período noturno podem fomentar um ambiente propício para a criatividade.

2. Flexibilidade de horário

Para quem trabalha de forma autônoma ou tem controle sobre o próprio horário, ser notívago permite trabalhar em momentos em que se sente mais alerta e produtivo, o que pode ser benéfico para a produtividade pessoal.

Veja:  iOS 18: Apenas os novos iPhones terão esses incríveis recursos de IA!

3. Vantagens sociais

Para quem gosta da vida noturna, ser notívago facilita o envolvimento em atividades sociais que acontecem tarde da noite, como eventos culturais, shows ou encontros com amigos.

Malefícios de ser notívago

Enquanto a noite traz silêncio e menos distrações, permitindo a muitos notívagos prosperar em suas tarefas e hobbies, existem dois lados nessa moeda.

1. Desalinhamento com horários convencionais

Pessoas notívagas podem enfrentar dificuldades para se adaptar a horários convencionais de trabalho ou estudo, o que pode levar a conflitos de agenda e a sensação de estar constantemente fora de sincronia com o resto do mundo.

2. Problemas de saúde

Existem evidências que associam o hábito de dormir tarde com vários problemas de saúde, incluindo maior risco de doenças cardiovasculares, obesidade e até depressão. A falta de um sono de qualidade e em horários regulares pode afetar negativamente a saúde geral.

3. Isolamento social

Embora possa haver vantagens sociais à noite, o padrão de sono noturno também pode levar ao isolamento, especialmente se amigos e familiares têm horários mais convencionais. Isso pode dificultar manter relacionamentos pessoais e participar de atividades diurnas.

Ele é co-fundador do nosso site e um verdadeiro visionário em tecnologia e marketing digital. Com formação em jornalismo há 4 anos, ele combina sua paixão por comunicação com vasta experiência em escrita de blogs para compartilhar dicas práticas do dia a…